terça-feira, 15 de novembro de 2011

CRÓNICA DO JOGO VALONGO - DESPORTIVO






Valongo-desportivo-





Realizou-se no passado dia cinco de Novembro a terceira jornada do campeonato distrital de infantis A, primeira fase série B. O jogo teve a particularidade de ter o seu início ás 18.00, hora pouco convencional para um jogo deste escalão, mas tal surgiu devido à impossibilidade de termos disponível o nosso campo à hora inicialmente prevista.


O nosso opositor foi o Desportivo de Castelo Branco, um dos candidatos a vencer o campeonato. Por isso mesmo sabíamos que o derby iria ser um jogo bastante difícil, pois o Desportivo, além de ter uma equipa tecnicamente acima da média para as idades em questão, também tem um conjunto de jogadores muito mais possantes fisicamente que os nossos ´miúdos. Sabendo que o nosso rival iria ter maior posse de bola e devido ás rotinas que eles apresentam, a nossa estratégia passou por baixar linhas e aquando da recuperação da posse de bola o objectivo seria o de sairmos rapidamente para o ataque, através de jogadas ensaiadas nos treinos de contra-ataque/ transição ofensiva.No entanto,na primeira parte, embora a defender bem, os miúdos não conseguiram aplicar em campo o que lhes pedi e foi treinado, nomeadamente factores do processo ofensivo, o que permitiu muitas perdas de bola para o adversário. O único erro defensivo surgiu em golo para os rivais, o nosso central David foi lento a abordar um lance junto á linha lateral, e desta forma deixou que o jogador do Desportivo entrasse na área e cruzasse para o segundo poste para inaugurar o marcador, uma falha também do sector intermediário que não efectuou bem a transição defensiva. É com os erros que se aprende, e além do mais o nosso David tem sido sempre dos melhores em campo com uma grande regularidade. Os golos sofridos são sempre culpa de todos, somos um grupo e a responsabilidade das vitórias e derrotas são sempre de todos.


Na segunda parte, já com o Tiago e o Luís Miguel no miolo do terreno e a jogarmos apenas com um central, criámos superioridade numérica no meio campo e o nosso jogo melhorou muito. Com esta mudança táctica ficámos com maior posse de bola, e resultado disso mesmo foi uma excelente jogada da nossa parte que termina com o Luís Miguel a entrar na área e a ser rasteirado no pé de apoio, como o nosso jogador ainda não tem manha , não caiu ao chão e o árbitro nada assinalou. De assinalar que seria eventualmente o golo do empate, o culminar de uma entrada melhor para esta segunda metade do encontro. Além disso, se este golo surgisse motivaria e de que maneira os nossos pequenos!!!


Se o árbitro não marcou numa área, marcou sem hesitar na outra grande área penalty contra nós, mas felizmente tenho um guarda redes de excelência que nas duas grandes penalidades que já sofremos esta época, resolveu com classe defender ambas. A perder pela margem mínima(0-1), e motivados pela grande defesa do Roque no penalty fomos ainda mais para cima do adversário´`à procura do empate, mas tal balanceamento ofensivo fez com que o Desportivo em transições criasse algumas situações de golo iminentes para a nossa baliza, e uma dessas surgiu em golo que acabou por ditar o 0-2 final favorável aos visitantes e nossos adversários. Acabamos por perder, mas esta derrota ensinou-nos muito, porque é com os erros que aprendemos e podemos melhorar. Mesmo perdendo fiquei orgulhoso da prestação dos meus miúdos, são grandes tanto nas vitórias como nas derrotas!!!!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário